sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Espanhol



A casa de cultura Hispânica da universidade federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então reitor e fundador professor Antônio Martins Filho e o instituto de cultura hispânica de Madrid, hoje instituto de cooperación Ibero-Amaricana.

A casa de cultura Hispânica começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.

A casa de cultura foi muito bem recebida no estado do Ceará e com base no êxito dessa casa pioneira, se iniciou a fundação de outras casas de cultura:Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana as quais se agregaram mais tarde o curso de esperanto e a casa de cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.

Hoje a casa Hispânica tem cerca de mil alunos e o estudo da língua espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em castelhano, incluindo a literatura hispano-americana. Através desses anos, a casa de cultura Hispânica tem capacitado a grande maioria de professores que ensinam a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da licenciatura em espanhol na faculdade de letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos.


Fonte de pesquisa: www.culturahispanica.ufc.br

Nenhum comentário: